Presidente do TRE recebe o Plano de Segurança para as Eleições 2016

Entrega de Plano de segurança Eleições
Entrega do Plano de Segurança para as Eleições 2016 no Gabinete da Presidência do TRE

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Abelardo Benevides Moraes, recebeu na tarde desta sexta-feira, 23/9, em seu gabinete, o secretário adjunto de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Coronel Lauro Prado de Araújo, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Geovani Pinheiro da Silva, quando foi entregue ao TRE o Plano de Segurança para as Eleições 2016.

De acordo com o planejamento elaborado, serão mobilizados 5.600 policiais militares para o 1º turno das eleições, em todo o Estado, com a presença de pelo menos um oficial da PM em cada um dos municípios cearenses. Da capital, partirá, no dia 27 de setembro, um reforço de 1 mil policiais para o interior, que terá cerca de 4 mil homens atuando no dia das eleições. 

Só em Fortaleza, 1400 policiais estarão mobilizados, com reforço de 450 homens na capital e 220 na Região Metropolitana. Cerca de 170 viaturas da PM circularão pela capital, no dia da eleição, 80 na RM e 350 no interior. Além disso, uma aeronave também ajudará no trabalho de cobertura das ações da polícia. 

De acordo com o coronel Lauro Prado, "no Centro de Comando e Controle da SSPDS haverá monitoramento de toda a situação na cidade de Fortaleza e acompanhamento das demandas e informações do interior do Estado". 

Já o comandante geral da PM, coronel Giovani Pinheiro, garantiu "um reforço das operações no interior, com a criação das Áreas Integradas de Segurança em pólos como Sobral, Itapipoca, Camocim, Russas, Quixadá e Juazeiro do Norte/Iguatu, com a presença de um coronel para comandar as ações". 

O presidente do TRE-CE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, afirmou que "a situação de segurança em todos os municípios vem sendo acompanhada de perto pelo tribunal em constantes conversas com as autoridades competentes do Estado e confiamos plenamente nas ações da Segurança Pública e do Comando da Polícia Militar, que sempre nos deram total apoio para que tenhamos eleições seguras e transparentes em todo o Ceará". 

Também estiveram presentes na reunião a vice-presidente do TRE e corregedora regional eleitoral, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, o presidente da Comissão de Segurança do tribunal, juiz Mauro Liberato, e o diretor geral, Hugo Pereira Filho.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido