Mais de 100 mil pessoas estão mobilizadas na realização das Eleições 2016 no Ceará

Urna e bandeira Brasil

Organização

Os 6.324.780 eleitores, aptos a votar no Ceará, que forem às urnas neste domingo, 2/10, nas 20.323 seções eleitorais, em todo o Estado, encontrarão um esquema de organização, que envolve mais de 100 mil pessoas, entre juízes, promotores, servidores da Justiça Eleitoral, requisitados, auxiliares dos cartórios, terceirizados – técnicos de urna, serviços gerais e motoristas – mesários, delegados de prédio, policiais civis, militares e federais. 

O planejamento de uma eleição começa quando termina a eleição anterior, dois anos antes. Os servidores do TRE avaliam todos os aspectos que envolveram a logística, treinamento de pessoal, atendimento aos eleitores nos cartórios e organização geral do pleito. A partir do resultado final da avaliação, começa o planejamento da eleição seguinte. Os números das Eleições 2016 revelam o trabalho de servidores e magistrados da Justiça Eleitoral do Ceará.

O fruto de todo este trabalho será colhido no final da apuração, na noite deste domingo, quando os eleitores dos 184 municípios cearenses tomarão conhecimento do resultado final da eleição.

 

 

 

 

 

Acessibilidade

As Eleições 2016 também serão marcadas pela campanha da acessibilidade promovida pelo TRE-CE, que realizou vistoria em 6.857 locais de votação, em todo o Estado, e oficiou os gestores públicos – Governo do Estado e Prefeituras – e os donos dos estabelecimentos privados, identificando as barreiras que dificultam o acesso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos locais de votação. 

Neste domingo, quando comparecerem à seção de votação, esses eleitores com deficiência serão estimulados pelos 81.350 mesários, em todo o Estado, a preencherem um formulário informando a sua situação, para que nas eleições futuras seja melhorado o acesso dessas pessoas às seções eleitorais. No Ceará, 30 mil eleitores com deficiência já estão cadastrados. 

O presidente do TRE-CE estará, às 10h, na Escola João Matos (Rua Almirante Rubim, 1014), no Montese, ao lado do presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Ceará (CEDEF), Francisco Jacinto Araújo da Silva, em visita a uma seção da 115ª Zona Eleitoral para acompanhar a votação e o cadastramento de eleitor com deficiência, que entregará o seu formulário de identificação.

Quilombolas e Indígenas

O TRE-CE também instalará seções especiais em todo o Ceará, neste domingo. Nas Eleições 2016, 35 seções receberão os votos de 7.091 eleitores quilombolas, distribuídos em 20 municípios. São eles: Acaraú, Aquiraz, Aracati, Araripe, Baturité, Caucaia, Croatá, Horizonte, Pacajus, Ipueiras, Itapipoca, Moraújo, Novo Oriente, Potengi, Quiterianópolis, Quixadá, Salitre, São Benedito, Tamboril e Tururu. 

Em relação às comunidades indígenas, serão 4.659 eleitores, distribuídos em 26 seções de 14 municípios: Acaraú, Aquiraz, Canindé, Caucaia, Crateús, Itarema, Itapipoca, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pacatuba, Poranga, Quiterianópolis, São Benedito e Tamboril. 

A diretora da Escola Judiciária Eleitoral, juíza Joriza Magalhães Pinheiro, visitará, às 14h deste domingo, seção da 37ª zona eleitoral, que funciona na Escola Índios Tapeba, na Rodovia Coronel Alfredo, s/n, no distrito de Capuan, em Caucaia. Antes, às 10h, a vice-presidente do TRE, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueria visitará a seção da 78ª zona eleitoral, no Centro Cultural Quilombola Negro Cazuza, na Rua Chagas Bento, 124, Alto Alegre, no município de Horizonte.

Na parte da manhã (11h:30m), está programada ainda uma visita da vice-presidente do TRE ao Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, na BR-116, Km 27, em Aquiraz, onde funcionará seção eleitoral para votação dos presos provisórios. Nestas eleições, 147 presos manifestaram o desejo de votar em 2 unidades carcerárias nos municípios de Aquiraz e Juazeiro do Norte.

Votação Paralela e Apuração

No dia da eleição, a Justiça Eleitoral também promove a "Votação Paralela", das 8h às 17h, uma oportunidade para que toda a sociedade – representantes dos partidos, coligações, do Ministério Público e de diversas entidades – acompanhe a auditoria nas urnas eletrônicas para comprovar a sua segurança.

Este ano, a Votação Paralela acontecerá no auditório do Colégio Ari de Sá, na Água Fria, maior local de votação na capital. O TRE providenciará o transporte das 4 urnas sorteadas, no sábado (1/10), véspera da eleição, que serão levadas para o colégio. 

Nos trabalhos de auditoria das urnas eletrônicas, os votos assinalados na cédula de votação e posteriormente depositados em urna de lona, são digitados também nas urnas eletrônicas. Os dois processos de votação, além de acompanhados por servidores da Justiça Eleitoral, advogados e representantes dos partidos, são filmados. Ao final, contrapõem-se os resultados. Se forem idênticos, estará comprovado o correto funcionamento da urna eletrônica. 

Caso haja 2º turno, na capital e em Caucaia, a Votação Paralela voltará a ser realizada no mesmo dia da eleição, marcada para o dia 30 de outubro. Na véspera (29/10), serão sorteadas duas seções eleitorais que passarão por auditoria para comprovação da segurança das urnas eletrônicas. 

Zerésima e Apuração 

Antes das 8 horas deste domingo, quando começa a votação, na seção eleitoral, os mesários terão que imprimir a zerésima, nas 20.321 urnas eletrônicas. Só a partir daí, será autorizada a entrada dos eleitores na seção para o início da votação.

Às 9h:30m, na Secretaria de Tecnologia da Informação, na sede do TRE, será realizada a cerimônia para a impressão da zerésima no computador central, que receberá a transmissão dos dados da votação nos 184 municípios do Ceará. 

Em Fortaleza, haverá 13 locais de apuração – um para cada zona eleitoral da capital – para onde serão levados, após às 17 horas, os cartões de memória contendo os votos das seções eleitorais. De cada local de votação, esses dados serão transmitidos para o computador do TRE, que concentrará a totalização dos votos de Fortaleza e dos demais municípios do Ceará e enviará o resultado final para o TSE.

 

 

 

 

 

 

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido