TRE realizará o III Encontro Presencial do ‘Eleitor do Futuro nas Escolas'

TRE-CE capacitação professores
TRE já realizou dois encontros para formação de professores e estudantes

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Secretaria da Educação do Estado (SEDUC), com o apoio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude do Governo do Estado, realizarão nesta quinta-feira, 17/11, das 8h às 15h, no Centro de Treinamento Prof. Antônio de Albuquerque Sousa Filho da SEDUC (Rua Adolfo Moreira de Carvalho, s/n, Edson Queiroz), o III Encontro Presencial da capacitação "Eleitor do Futuro nas Escolas – Uma Formação em Educação Política", dentro das atividades do Programa Eleitor do Futuro, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral, do TRE-CE. Participarão do encontro 60 professores e 60 estudantes de 30 escolas públicas estaduais de Fortaleza (2 professores e 2 alunos por escola). 

Na abertura deste terceiro encontro, Roseno Freitas de Amorim, doutor em Sociologia pela UFC e professor da UNIFOR, realizará uma exposição dialogada com o tema "Competência para a vida – Defender a ética, o respeito às coisas públicas e participar dos mecanismos de controle social". Em seguida, técnicos do TRE-CE, SEDUC e UNICEF orientarão os professores e alunos acerca das atividades a serem desenvolvidas nas escolas (criação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes e realização de Oficinas e Campanha). 

A formação apresenta uma carga horária de 80 horas, sendo 24 horas de encontros presenciais e 52 horas de atividades nas escolas, e buscará proporcionar o desenvolvimento das competências para a vida, entendidas como o conjunto de aprendizagens sociais e comunicacionais que ajudam os adolescentes a saber agir em determinadas situações de formar responsável consigo mesmo e com os outros, conforme definição do UNICEF. 

A metodologia utilizada na capacitação é uma adaptação para o ambiente escolar do modelo adotado nas atividades voltadas à obtenção do Selo UNICEF – Município Aprovado para municípios do semiárido brasileiro.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido