Realizado o III Encontro Nacional de Juristas dos TREs

Dra. Kamile evento DF
Foto oficial do III Encontro Nacional de Juristas, realizado no DF

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral Rui Barbosa realizou no último dia 18 de novembro a terceira edição do “Encontro Nacional de Juristas de Tribunais Eleitorais” que teve por objetivo debater os principais temas da Justiça Eleitoral brasileira, realizar intercâmbio de informações e proceder balanço das eleições 2016.

Convidada para palestrar no “III Encontro Nacional de Juristas de Tribunais Eleitorais”, a juíza Kamile Moreira Castro, membro do TRE-CE, debateu o tema “A Força dos Precedentes Eleitorais” com o ministro do TSE, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto.

Na ocasião, foi fundado o Colégio Permanente de Juristas de Tribunais Eleitorais (Copeje). O Colégio objetiva representar e defender as prerrogativas e independência dos juristas eleitorais, promover estudos e propor melhorias à Justiça Eleitoral, bem como realizar encontros com intuito de debater direito eleitoral e realizar a integração dos juristas de todos os Estados, a socialização  e intercâmbio de informações.

Por ocasião do evento o Colégio de juristas que compõem os Tribunais Regionais Eleitorais – oriundos da classe da advocacia – elegeu sua diretoria. O presidente da Copeje será Telson Luis Ferreira (TRE-DF) e a vice-presidência ficará a cargo de André Guilherme Lemos Jorge (TRE-SP). Marcos Souto Maior Filho (TRE-PB) é o secretário geral. A juíza Kamile Moreira Castro será a vice-presidente regional do Nordeste.

A composição das vice-presidências regionais ficou assim distribuída:
Norte
Juacy dos Santos Loura Júnior (TRE-RO) e Jâmisom Nei MENDES Monteiro (TRE-AP)
Nordeste
Kamile Moreira Castro (TRE-CE) e Luis Gustavo Alves Smit (TRE-RN)
Centro-Oeste
Flávio Alexandre Martins Bertin (TRE-MT) e Vicente Lopes da Rocha Júnior (TRE-GO)
Sudeste
Wilma Chequer Bou-Habib (TRE-ES) e Herbeth de Souza Cohn (TRE-RJ)
Sul
Josafá Antonio Lemes (TRE-PR) e Silvio Ronaldo de Moraes (TRE-RS)

No encontro, foi instituída a ‘Ordem do Mérito de Alta Distinção dos Juristas da Justiça Eleitoral Brasileira’, representada pela medalha “Ministro Jurista do TSE Célio Silva”. O “III Encontro Nacional de Juristas de Tribunais Eleitorais”, também homenageou o ex-ministro do STF, Sepúlveda Pertence.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido