Cartórios Eleitorais que abrangem 25 municípios também atenderão aos sábados

Identificação biométrica urna

Cartórios que funcionam aos sábados

Eleitores de 25 municípios passarão a ter a opção de agendar para as manhãs de sábado o atendimento em seus respectivos cartórios eleitorais e realizar o recadastramento biométrico obrigatório. A ampliação do horário de atendimento foi regulamentada na Portaria Conjunta nº 1/2016 da Presidência e da Corregedoria do TRE-CE.

A portaria, publicada no DJE de 22/1, determina que o horário de funcionamento do cartório eleitoral nesses municípios será das 8 às 17 horas – de segunda a sexta-feira – e das 8 às 12 horas nos sábados. A partir de sábado, 30/1, os eleitores dessas zonas eleitorais já encontrarão esta nova opção de atendimento. 

A medida foi adotada pela Administração do TRE-CE, considerando o porte das zonas eleitorais que abrangem os 46 municípios que se encontram atualmente em revisão eleitoral, e o respectivo eleitorado atendido até a presente data, de modo a garantir o atingimento de parcela razoável dos eleitores ao final do processo de recadastramento biométrico obrigatório, previsto para o próximo dia 18 de março. 

O atendimento aos eleitores acontecerá exclusivamente nas sedes das zonas eleitorais. Segue a relação dos vinte e cinco municípios que compõem as respectivas zonas: Barbalha (31ª ZE), Bela Cruz (sede) e Marco (96ª ZE), Brejo Santo (sede) e Porteiras (70ª ZE), Cariré (sede) e Groaíras (65ª ZE), Horizonte (78ª ZE), Itaitinga (100ª ZE), Jardim (42ª ZE), Jati (sede) e Penaforte (102ª ZE), Jucás (sede) e Carius (43ª ZE), Maracanaú (104ª e 122ª ZE), MissãoVelha (16ª ZE), Paraipaba (103ª ZE), Tianguá (sede) e Frecheirinha (81ª ZE), Várzea Alegre (sede) e Farias Brito (62ª ZE), Crato (27ª ZE), Itapagé (41ª ZE), Itapipoca (17ª ZE) e Viçosa do Ceará (35ª ZE). 

Agendamento 

O TRE-CE montou uma infra-estrutura para atender a todos os eleitores, através do agendamento, que pode ser feito no telefone 148 e aqui no site do tribunal. 

Em todo o Ceará, mais de 1 milhão e 300 mil eleitores já fizeram o recadastramento e poderão votar em 2016 através da identificação biométrica. Os eleitores de Sobral, Alcântaras, Forquilha, Aquiraz, Eusébio, Crateús, Ipaporanga e Juazeiro do Norte já votaram em 2014, através da biometria. Em 2015, mais oito municípios encerraram os trabalhos de recadastramento: Ibiapina, Limoeiro do Norte, Camocim, Ubajara, Milagres, Abaiara, Iguatu e Quixelô. 

Relação dos Municípios

Segue a relação dos 46 municípios cearenses que encerrarão os trabalhos de recadastramento biométrico no próximo dia 18 de março: Altaneira, Amontada, Aratuba, Banabuiú, Barbalha, Baturité, Bela Cruz, Brejo Santo, Capistrano, Caridade, Cariré, Caririaçu, Cariús, Crato, Farias Brito, Frecheirinha, Granjeiro, Groaíras, Horizonte, Irauçuba, Itaitinga, Itapagé, Itapipoca, Itapiúna, Itarema, Jardim, Jati, Jucás, Maracanaú, Marco, Meruoca, Miraíma, Missão Velha, Mulungu, Nova Olinda, Ocara, Paraipaba, Paramoti, Penaforte, Porteiras, Quixeré, Santana do Cariri, Tejuçuoca, Tianguá, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará. 

O TRE-CE lembra ainda que Fortaleza e Caucaia também passam pelo processo de biometria, mas seus eleitores ainda não serão obrigados a se recadastrar para as eleições deste ano. Nesses dois maiores municípios do Estado e em mais 32 municípios o recadastramento biométrico é facultativo e só deverá ser obrigatório nas eleições de 2018. Confira a relação desses 34 municípios: Fortaleza, Caucaia, Ibicuitinga, Cascavel, Morada Nova, Pindoretama, Pacajus, Chorozinho, Pacatuba, Guaiúba, Acaraú, Cruz, Jijoca, Maranguape, Palmácia, Aracati, Icapuí, Fortim, Russas, Palhano, Canindé, Itatira, Santa Quitéria, Catunda, Hidrolândia, Uruburetama, Tururu, Pacoti, Guaramiranga, São Gonçalo do Amarante, Aracoiaba, Quixadá, Choró e Ibaretama.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido