TRE recebe listas de gestores com contas rejeitadas pelo TCM e TCE

Entrega lista TCM 2016
O desembargador Abelardo Benevides (C) presidiu a sessão

Em sessão realizada pela Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, nesta sexta-feira, 12/8, o presidente do TRE-CE desembargador Abelardo Benevides Moraes, recebeu das mãos dos presidentes dos Tribunais de Contas dos Municípios e do Estado, conselheiros Francisco Aguiar (TCM) e Edilberto Pontes (TCE), as listas de gestores públicos com contas analisadas e rejeitadas pelos dois tribunais. 

Ao receber as listas, o presidente do TRE-CE entregou cópias ao subprocurador regional eleitoral, Anastácio Tahim Júnior. As listas com os nomes serão enviadas pelo Ministério Público Eleitoral aos promotores das zonas eleitorais para possíveis impugnações de registro de candidaturas. A relação completa, inclusive com o inteiro teor de cada processo, encontra-se disponível das páginas do TCE e do TCM

A lista do TCE contém apenas 47 nomes de gestores com contas rejeitadas. Mas a do TCM tem 4.368 prefeitos e gestores públicos relacionados a 9.276 processos com contas desaprovadas. Nela, há 252 nomes a mais em comparação à relação de 2014, um aumento de 6,12%. 

Destaca-se, na lista, a inclusão dos nomes de 105 prefeitos com contas de governo rejeitadas pelas respectivas Câmaras Municipais. Em julgamento de recurso de processo originário de Horizonte (CE), na quarta-feira, 10, o Supremo Tribunal Federal. decidiu que, além das contas de governo, é de competência das Câmaras Municipais o julgamento das contas de gestão dos prefeitos, e não do TCM.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido