TRE-CE fecha primeira etapa da biometria com recadastramento obrigatório em Camocim

Recadastramento em Camocim-CE
Desembargadora Nailde Pinheiro com servidores e estagiários do Cartório Eleitoral de Camocim

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará concluiu a primeira etapa de implantação do recadastramento biomértico obrigatório em mais dez municípios cearenses, nesta quinta-feira, 16/7, com o início dos trabalhos de revisão eleitoral no município de Camocim.

Antes de Camocim, os municípios de Iguatu, Quixelô, Crato, Milagres, Abaiara, Ubajara, Ibiapina, Limoeiro do Norte e Maracanaú, já haviam iniciado os trabalhos de recadastramento biométrico obrigatório de seus eleitores.

A vice-presidente do TRE e corregedora regional eleitoral, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, esteve no Cartório Eleitoral da 32ª ZE, em Camocim, para conferir de perto o início dos trabalhos no município, na presença do juiz eleitoral Rogério Henrique do Nascimento, do promotor eleitoral, Evânio Pereira de Matos Filho, e da coordenadora de eleições do TRE, Edna Saboia, que fez uma explanação técnica do processo de revisão biométrica no Ceará. Também estiveram presentes no evento a prefeita de Camocim, Mônica Gomes Aguiar, a vice-presidente da Câmara Municipal, vereadora Iracilda Rodrigues, e o deputado estadual Sérgio Aguiar.

A desembargadora Nailde Pinheiro reafirmou que "o apoio da prefeitura e da comunidade é muito importante para que alcancemos a totalidade dos eleitores, bem como o empenho do juiz, servidores, e estagiários, que também contribuirão com o bom andamento dos trabalhos".

De acordo com o cronograma estabelecido pelo TRE, os eleitores devem comparecer aos cartórios eleitorais dos dez municípios, obedecendo o seguinte calendário:

- Ibiapina – Até 18 de setembro de 2015;

- Abaiara, Milagres, Ubajara e Limoeiro do Norte – Até 30 de outubro de 2015;

- Camocim – Até 27 de novembro de 2015;

- Crato, Iguatu e Quixelô – Até 18 de dezembro de 2015;

- Maracanaú – Até 18 de março de 2016.

 Agendamento

Para facilitar e agilizar o atendimento nesses municípios, o TRE-CE disponibilizou ao eleitor o agendamento, por intermédio do telefone 148 e aqui na página da internet.

Além desses dez municípios, o TRE já planejou para este 2º semestre o início dos trabalhos de recadastramento dos eleitores em mais 76 municípios do Ceará, até março do próximo ano. Em todos eles, os eleitores já poderão votar com identificação biométrica nas eleições de 2016.

Em Fortaleza, os trabalhos de recadastramento biométrico acontecem desde novembro do ano passado, em caráter ordinário (não obrigatório). O mesmo ocorrerá em Caucaia, a partir de agosto. Nos dois maiores colégios eleitorais do Ceará, a votação em 2016 será em sistema misto, com identificação biométrica apenas para os eleitores que fizerem o recadastramento até 4 de maio do próximo ano. A meta do TRE é recadastrar 50% dos eleitores cearenses (cerca de 3 milhões) para as eleições de 2016.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Icone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido