TRE-CE instala nova zona eleitoral em Paraipaba

Rezoneamento Paraipaba
Desembargadora Nailde Pinheiro e autoridades do local

A vice-presidente e corregedora do TRE-CE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, esteve nesta sexta-feira, 28/8, no município de Paraipaba, participando da cerimônia de instalação da 103ª zona eleitoral. O processo dá continuidade à implantação do processo de rezoneamento, aprovado pela TRE por meio da Resolução nº 582/2015. O município, que pertencia a São Gonçalo do Amarante, passa a ser sede da nova ZE, com um eleitorado de 22.686 pessoas. A nova zona terá interrupção do atendimento aos eleitores no período de 28/8 a 4/9, e a retomada, com recadastramento biométrico, será no dia 8 de setembro.

Na cerimônia ainda estiveram presentes o prefeito de Paraipaba, Carlos Henrique de Azevedo, o presidente da câmara de vereadores de Paraipaba, Rinauro Henrique Moreira de Azevedo, o promotor da 103ª zona eleitoral, Ariano Arlan Neves, a juíza de direito Ariana Cristina de Freitas, que tomou posse como juíza da 103ªZE, além de políticos do município, advogados e servidores do TRE.

O processo de rezoneamento tem como objetivo a redistribuição do eleitorado e o redimensionamento das jurisdições eleitorais no Ceará para melhorar a qualidade dos serviços nos cartórios eleitorais. Os principais critérios que nortearam o processo foram o número de eleitores por zona eleitoral, o número de municípios por zona, o acesso à sede da zona, a estrutura física do cartório eleitoral e a melhor distribuição de pessoal.

O rezoneamento foi iniciado em junho deste ano, com a instalação de zonas eleitorais nos municípios de Ocara e Caridade. Depois, foram instaladas novas zonas em Itaitinga, Horizonte, Caucaia e Amontada. Para conclusão do processo de rezoneamento, Eusébio, Banabuiu e Itarema passarão, nas próximas semanas, a ser sedes de zonas eleitorais.Com a instalação das novas ZEs, tem início o cadastramento biométrico do eleitorado desses municípios em caráter ordinário (não-obrigatório).

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Icone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido