Locais de votação e seções - Eleições 2018

As informações sobre os locais de votação e suas seções eleitorais, disponíveis abaixo, contemplam a situação preparada especificamente para as Eleições 2018.

Em alguns casos  são  agrupados, em uma mesma urna eletrônica, eleitores de mais de uma seção eleitoral. Esse procedimento é denominado "Agregação". Em geral, a seção principal (que recebe a outra seção) é a que possui o maior número de eleitores, sendo as demais as agregadas. A agregação pode ser realizada em seções de um mesmo local ou em seções de locais diferentes.

São realizadas também alocações provisórias de seções até as vésperas da eleição (1º e 2º turnos). Isto acontece quando o local de votação original não pode funcionar por um determinado motivo (reforma, inundação etc). Assim, as suas seções são alocadas temporariamente em outro local, para que os eleitores não sejam prejudicados.

Como forma de acessibilizar o voto para os indígenas, quilombolas e presos provisórios, existem, ainda, locais de votação/seções específicas, que funcionam nas próprias comunidades e unidades prisionais, respectivamente.

As alterações efetuadas para as Eleições 2018 não modificam a situação original do Cadastro Eleitoral, onde as seções continuam independentes (sem agregações) e funcionando nos locais de votação originais.

Abaixo, apresentamos consultas sobre locais de votação.

2º Turno

Locais de votação

Seções eleitorais

Quantitativo de seções, aptos e locais

1º Turno

Locais de votação

Seções eleitorais

Quantitativo de seções, aptos e locais

Para visualizar os locais e seções (sem agregações e sem alocações provisórias) acesse a consulta de zonas eleitorais .

MRJs são Mesas Receptoras de Justificativas e são compostas por urnas eletrônicas preparadas exclusivamente para a recepção de justificativas eleitorais.

No 2º turno das eleições 2018 as MRJs funcionarão nos mesmos locais do 1º turno.

Não há MRJ em todas as zonas eleitorais, mas os eleitores podem justificar nas urnas de qualquer seção fora do seu domicílio eleitoral.

Veja a relação das Mesas de Justificativas no Ceará