Locais de votação/justificativa e seções - Eleições 2016

As informações sobre os locais de votação e suas seções eleitorais, disponíveis abaixo, contemplam a situação preparada especificamente para as Eleições 2016.

Em alguns casos  são  agrupados, em uma mesma urna eletrônica, eleitores de mais de uma seção eleitoral. Esse procedimento é denominado "Agregação". Em geral, a seção principal (que recebe a outra seção) é a que possui o maior número de eleitores, sendo as demais as agregadas. A agregação pode ser realizada em seções de um mesmo local ou em seções de locais diferentes.

São realizadas também alocações provisórias de seções até as vésperas da eleição (1º e 2º turnos). Isto acontece quando o local de votação original não pode funcionar por um determinado motivo (reforma, inundação etc). Assim, as suas seções são alocadas temporariamente em outro local, para que os eleitores não sejam prejudicados.

Como forma de acessibilizar o voto para os indígenas, quilombolas e presos provisórios, existem, ainda, locais de votação/seções específicas, que funcionam nas próprias comunidades e unidades prisionais, respectivamente.

As alterações efetuadas para as Eleições 2016 não modificam a situação original do Cadastro Eleitoral, onde as seções continuam independentes (sem agregações) e funcionando nos locais de votação originais.

Nas eleições municipais não existem locais/seções de voto em trânsito .

Abaixo, apresentamos consultas sobre locais de votação.

2º Turno

Locais de votação


Seções eleitorais


Quantitativo de seções, aptos e locais

1º Turno

Locais de votação


Seções eleitorais


Quantitativo de seções, aptos e locais

Para visualizar os locais e seções (sem agregações e sem alocações provisórias) acesse a consulta de zonas eleitorais .

MRJs são Mesas Receptoras de Justificativas e são compostas por urnas eletrônicas preparadas exclusivamente para a recepção de justificativas eleitorais.

2º turno

Durante o 2º turno das eleições municipais 2016, funcionam as mesmas MRJs do 1º turno. Além disso, foram cadastradas para as zonas eleitorais do interior, uma MRJ em cada município que funcionará sem utilização de urna eletrônica (quantidade de urnas igual a zero) onde o recebimento das justificativas será manual.

Veja a relação das Mesas de Justificativas - 2º turno

1º turno

No 1º turno das eleições municipais 2016, não há MRJ em todas as zonas eleitorais, visto que os eleitores podem justificar na própria urna de seção.

Veja a relação das Mesas de Justificativas - 1º turno